Senhor Destino (
Doctor Fate no original) recebeu esse nome no Brasil para diferenciá-lo do
Dr. Destino da
Marvel e também do vilão da
DC Comics, o
Dr. Destino. Lembrando os ensinamentos do
Professor Nerd que diz que “
fate” pode tanto significar “destino”, quanto “sorte” ou “fatalidade” – Imaginem se o herói fosse chamado de Dr. Sorte ou Dr. Fatalidade!!
Criado por
Gardner Fox e
Howard Sherman, Destino é um feiticeiro que fez sua primeira aparição na
More Fun Comics# 55 em maio de 1940, revista
destinada a publicação de antologias de personagens para ainda
National Publications – que mais tarde viria a compor a
DC Comics. Foi esse o título que lançou também os super-heróis Espectro, o Doutor Oculto, o Arqueiro Verde, o Aquaman e outros.
Origem e poderes mágicos
Em
More Fun Comics#55 (foto ao lado)
, Kent Nelson, o jovem que viria assumir a personalidade de Sr. Destino, surge em uma escavação arqueológica no vale de Ur (na Mesopotâmia) com seu pai, quando encontra a tumba de uma entidade conhecida pelo nome de
Nabu – uma divindade Lorde da Ordem.
Em acidente, o Lorde causa a morte acidental do pai de Kent deixando-o sozinho para ser treinado nos conhecimentos mágicos de Nabu que presenteia Kent com um elmo místico que serve para aumentar seus poderes místicos, no final do treinamento.
Entre as habilidades de Destino estão o controle sobre os quatro elementos da alquimia; o disparo de rajadas místicas; a abertura de portais dimensionais; escudos de energia e imortalidade.
Mais a frente na saga, descobre-se que o elmo garante ao Lorde da Ordem, um controle sobre o pobre Kent. Sem o capacete o herói pode apenas detectar magias, levitar objetos com telecinésia, ter premonições e demais poderes menores que variam conforme o roteirista.
Seria o Dr. Estranho um plágio do Sr. Destino?
… Ou influências na cultura pop
Quem joga
Dungeons & Dragons (D&D) está familiarizado com os poderes místicos do Sr. Destino. Praticamente, qualquer mago no jogo tem acesso a feitiços semelhantes. Isso acontece graças à influência que outro personagem dos quadrinhos da década de 70 teve sobre a dupla de criadores do D&D: O
Doutor Estranho.
O Mago Supremo da Marvel nasceu em 1963. Seus poderes seriam tanto reproduzidos em RPG, como em
capas do Pink Floyd. O Doutor Estranho, em muito lembra o Destino. Os feitiços são semelhantes assim como a capa e os talismãs. Embora Sr. Destino tenha sido criado duas décadas antes. Mas que fique claro que não estamos alegando se tratar de plágio – mesmo sabendo que um dos criadores do Estranho chama-se
Stan Lee – apenas mostrando a influência de herói feiticeiros na cultura pop.
Outra relação entre os personagens fica por conta da ankh – o símbolo egípcio da reencarnação – que o Agente da Ordem evoca em forma de energia quando faz feitiço e que o Estranho usa sutilmente no uniforme.
Referências ocultistas
Além da
ankh, outra referência do ocultismo fica por conta do tutor e antagonista do Sr. Destino:
Nabu. Que é o nome hebraico para
Nebo, uma divindade suméria da escrita e dos conhecimentos antigos.
Em outros panteões, o mesmo postodestinado ao Nebo, também é ocupado por, Hermes (grego) e Toth (egípcio). Essas divindades são as citadas na obra ocultista oCorpus Hermeticum como responsáveis por ensinar a magia a alguns humanos iniciados. Em resumo, é possível afirmar que Nabuseria o deus-mestre do Sr. Destino assim como Hermes-Toth é padroeiro dos alquimistas e herméticos do século XV.
Última curiosidade fica por conta de um monumento a Nebo feito por Lee Lawrie para a porta da Biblioteca do Congresso no edifício John Adams em Washington (DC) no ano de 1939. Um ano depois dessa data, Sr. Destino nasce nos quadrinhos. Curioso não? Eu diria que a ideia de Nebo podia estar na consciência coletiva da época.
Veja na foto ao acima como a representação suméria de Nebo lembra as cores do uniforme do Destino. Ele inclusive usa elmo dourado.
Crises de Identidades: Nada a ver com aquela saga do Meltzer
Ao término da
Crise nas Infinitas Terras, Kent descobre que sua cruzada contra o Caos anulou sua imortalidade e falece. Seu corpo torna-se hospedeiro para
Nabu que transforma
Eric Strauss no novo Sr. Destino que teve uma carreira curta. Interessados em histórias com influências metafísicas, podem procurar pela minissérie
Dr. Fate escrita por
J. M. DeMatteis (
Moonshadows) e desenhada por
Keith Grifen (Legião dos Super-Heróis),
Shawn McManus(Sandman: Um Jogo de Você) e outros artistas em 1987. O ponto alto da saga é a discussão sobre a evolução espiritual humana.
Jared Stevens assume depois que Kent e sua esposa Inza Nelson perdem seus poderes e voltam a viver como mortais na série Zero Hora. Essa versão adotou a alcunha de Destino e passou a ter três artefatos mágicos: o elmo, um amuleto e um manto. E agora é a DC quem “se inspira” no Dr. Estranho com sua capa mágica e o Olho de Agamotto!
Jared é morto por um Lorde do Caos. O filho de Carter e Shiera Hall (Gavião Negro e Mulher-Gavião), Hector Hall, é o Escaravelho de Prata da Corporação Infinito. Ele também é o mesmo Sandman casado com a heroína Fúria Hipólyta no arco Casa de Bonecas. Dessa confusão de personalidades, devemos destacar que Hector já foi o Escaravelho de Prata, o Sandman e o Senhor Destino.
Após a morte de Hall, o Lorde do Sonhar Daniel o transporta com sua esposa para o mundo dos sonhos. Dando espaço para o sobrinho-neto de Kent Nelson, Kent V. Nelson, assumir o elmo de Sr. Destino após encontrar o objeto em uma lixeira na mini-série Countdown to Mystery.
Auxiliando Harry Potter Tim Hunter
Em, Os Livros da Magia (Neil Gaiman), o Agente da Ordem aparece no primeiro capítulo quando Doutor Oculto está mostrando os segredos do passado ao aprendiz de mago Tim Hunter. Lá ele é o solitário Kent Nelson sentado numa torre com o elmo sobre as pernas. “Com o passar do tempo, a máscara torna-se o rosto. É a sua sina, talvez. Ou destino”, diz Oculto.
Depois, na segunda edição John Constatine mostra os mistérios do mundo a Tim e Destino surge para transmitir um conselho à dupla: “É Senhor Destino, sim já fomos Kent Nelson, criança. E hoje ele é parte de nós”, afirma Sr. Destino. Mais a frente John reflete falando sobre o eterno conflito entre Caos e Ordem que deve ser observados pelos Senhores Destinos como uma referência ao equilíbrio moral que devem ser praticados por aqueles que desejam trilhar o caminho da alquimia. Afinal, é esse equilíbrio entre matéria e espírito que geram a pedra filosofal dos alquimistas. Capaz de transformar o chumbo (o homem falho) em ouro (o homem ascendido).
Considerações finais
O Destino é um herói ligado a intricada cronologia da DC nos quadrinhos e é membro fundamental de seu universo místico. Ele várias vezes é coadjuvante em histórias e seu título principal é carregado de alegorias ocultistas que inspiraram a cultura pop.
Vale lembrar-se de sua participação no desenho animado Liga da Justiça: Sem Limites, em que o personagem diversas vezes aparece ajudando os super-heróis menos espiritualizados. Assim como a ankh que o representa, o Dr. Destino teve diversas encarnações durante sua passagem nos quadrinhos e todas as suas vidas aparecem em gibis que são leituras recomendadas àqueles que gostam dos heróis esquecidos ou de aventuras carregadas de boas discussões filosóficas.